Irregularidades eleitorais possuem canais distintos para denúncia |
Semana da autodefensoria teve rodízio de pizza
A Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), é comemorada sempre na segunda semana do mês de julho. O movimento de autodefensoria no Brasil teve início em 1986.
O casal autodefensor representa os demais alunos. Eleito pelos colegas, juntamente com os suplentes, tem acento e voz em todas as assembleias e reuniões, atuando na dinâmica da instituição. Esta participação direta motiva os alunos a manifestarem suas opiniões, estimulando a participação na sociedade.
A instituição desenvolve o projeto de autodefensoria e família coordenado pelas profissionais Marilene Izabel Hammes Somacal e Nivea Campana, juntamente com todos os profissionais e, em especial, pelo casal de autodefensores, Deivison Hoss Fantin e Ana Paula Pimel. Diversas atividades são realizadas durante o ano, estimulando a autogestão, autonomia e autodefesa.
Marilene e Nivea ressaltam que a família deve ter participação neste projeto, pois deve ser de interesse de todos o pleno desenvolvimento do seu filho, aquisição de autonomia e independência para uma qualidade de vida. É de suma importância dizer que a família é um dos meios para a defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
Leia mais no jornal impresso
Deixe seu comentário